Solicite agora...   Fale conosco... Como chegar... Acesso Restrito...
    Notícia na íntegra voltar
 
Notícia na íntegra
 
  Cultura Ambiental em Escolas

Introdução

A educa√ß√£o ambiental pode ser entendida com toda a√ß√£o educativa que contribui para a forma√ß√£o de cidad√£os conscientes da preserva√ß√£o do meio ambiente e aptos a tomar decis√Ķes coletivas sobre quest√Ķes ambientais necess√°rias para o desenvolvimento de uma sociedade sustent√°vel. Dessa forma, sua aplica√ß√£o n√£o se restringe ao universo escolar, mas deve permear este para facilitar o entendimento dessas quest√Ķes e suas aplica√ß√Ķes no dia a dia.

Uma das alternativas para a inclus√£o da tem√°tica ambiental no meio escolar √© "a aprendizagem em forma de projetos". Segundo Capra (2003), essa √© uma proposta alinhada com o novo entendimento do processo de aprendizagem que sugere a necessidade de estrat√©gias de ensino mais adequadas e torna evidente a import√Ęncia de um curr√≠culo integrado que valorize o conhecimento contextual, no qual as v√°rias disciplinas sejam vistas como recursos a servi√ßo de um objeto central. Esse objeto central tamb√©m pode ser entendido como um tema transversal que permeia as outras disciplinas j√° constitu√≠das e consegue trazer para a realidade escolar o estudo de problemas do dia a dia.

Al√©m disso, as atividades de educa√ß√£o ambiental precisam extrapolar o √Ęmbito escolar e promover o aprendizado e, at√©, a transforma√ß√£o de todos n√≥s. Segundo Nalini (2003), proteger a natureza precisa ser tarefa permanente de qualquer ser pensante e aprender a conhec√™-la e respeit√°-la pode levar uma vida inteira. N√£o h√° limite cronol√≥gico, em termos de educa√ß√£o ambiental, para que todos estejam em processo de aprendizado constante. Entretanto, como a maioria dos temas transversais, educa√ß√£o ambiental √© um muito abrangente e a maioria dos projetos que se prop√Ķem a trabalhar o assunto procuram concentrar-se em focos mais espec√≠ficos dentro deste grande assunto.

Neste contexto, a Tetra Pak, empresa mundial de solu√ß√Ķes integradas de processamento e envase de alimentos, desenvolveu o projeto Cultura Ambiental nas escolas com o objetivo de fornecer ferramentas para a aplica√ß√£o da educa√ß√£o ambiental em sala de aula com maior enfoque para a problem√°tica dos res√≠duos s√≥lidos e as intera√ß√Ķes desse tema com os outros abordados pela educa√ß√£o ambiental.

Proposta de trabalho e material

O projeto Cultura Ambiental nas Escolas iniciou-se com a estrutura√ß√£o de um kit como ferramenta para o professor trabalhar o tema ambiental em sala de aula e interagir com os alunos. Os materiais concebidos, ent√£o, foram um caderno voltado para o professor, uma publica√ß√£o para o aluno, um p√īster de apoio com as mesmas ilustra√ß√Ķes utilizadas no material do aluno e uma fita de v√≠deo. Todos os materiais foram desenvolvidos exclusivamente para o kit, apresentado na figura 1, e em uma linguagem adequada para o p√ļblico escolhido - estudantes do segundo ciclo do Ensino Fundamental.

O caderno do professor trabalha com tr√™s frentes para facilitar o entendimento sobre a tem√°tica ambiental, sobre o trabalho com temas transversais e tamb√©m com sugest√Ķes de projetos para serem aplicados no √Ęmbito escolar. O seu objetivo principal √© ser fonte de refer√™ncia para o desenvolvimento do tema ambiental como um tema transversal, fornecendo subs√≠dios para o professor tanto sobre os termos t√©cnicos e a situa√ß√£o relacionada ao lixo urbano e materiais recicl√°veis quanto sobre uso da transversalidade e a import√Ęncia do registro do trabalho pedag√≥gico desenvolvido em forma de projetos, como os sugeridos na terceira parte do caderno.

O caderno do aluno, por sua vez, busca trazer apenas a problem√°tica dos materiais recicl√°veis e a sua intera√ß√£o com o meio ambiente em uma linguagem simples e com desenhos f√°ceis de serem compreendidos pelo p√ļblico escolhido.

O v√≠deo "Quixote Reciclado", ferramenta rica de informa√ß√Ķes e com muito a ser explorado, contextualiza o cl√°ssico de Miguel de Cervantes na problem√°tica dos res√≠duos s√≥lidos. Os drag√Ķes e amea√ßas criados por Quixote s√£o aqui transformados no lixo criado por n√≥s e um verdadeiro monstro agora. A trama apresenta as alternativas para o cuidado com o lixo como a aplica√ß√£o da coleta seletiva e os processos de reciclagem para cada um dos diferentes tipos de materiais.

Recentemente, foi lan√ßado o filme "Carbono e Metano". O roteiro busca introduzir a tem√°tica de aquecimento global para as crian√ßas, apresentando um dos "vil√Ķes" do efeito estufa de forma divetida e educativa. Assim, o filme trata de assuntos como impactos ambientais do g√°s metano, suas principais fontes de emiss√£o e formas de reduzir seus efeitos.

A concep√ß√£o do material em forma de um kit educativo e com todas as ferramentas necess√°rias para a sua aplica√ß√£o em sala de aula ap√≥s uma pr√©via prepara√ß√£o do professor com o pr√≥prio material, permitiu a grande distribui√ß√£o dos kits para diversas escolas de ensino fundamental principalmente da rede p√ļblica.

Agora em sua nova fase, todo o conte√ļdo foi adaptado para a internet de modo a preservar todos os conceitos do projeto, mas ganhando todos os benef√≠cios de escala, abrang√™ncia e interatividade que a internet pode proporcionar.

Considera√ß√Ķes finais

O projeto Cultura Ambiental nas Escolas foi desenvolvido com o intuito ser uma forma de levar conhecimento e mostrar ferramentas para trabalhar a educa√ß√£o ambiental em sala de aula. O conceito do projeto n√£o procura mostrar um caminho fechado, que deve ser aplicado sem modifica√ß√Ķes ou adapta√ß√Ķes; mas, sim, possibilidades de estudo, sugest√Ķes de projetos e formas diferentes de aplica√ß√£o dos conceitos envolvidos na tem√°tica ambiental, quando abordada de forma transversal.

Após 12 anos de projeto, é possível afirmar que o material está muito disseminado e foi avaliado como sendo de alta qualidade. Na maioria dos casos, o material tem sido utilizado em sala de aula, mas a sua aplicação é potencializada quando alinhada a uma oficina de capacitação como as que começaram a ser inseridas no projeto a partir de 2002.

Agora com a nova fase, o portal cultura ambiental nas escolas esperamos a amplia√ß√£o do n√ļmero de professores que conhe√ßam e utilizem os materiais desenvolvidos em suas aulas, e promovam a cultura ambiental junto aos seus alunos.

Referências Bibliográficas

CAPRA, F. Alfabetização Ecológica: O Desafio para a Educação do Século 21. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

NALINI, R. Justiça: Aliada Eficaz da Natureza. In: TRIGUEIRO, A. (coord.) Meio Ambiente no Século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

 
voltar outras notícias
 
       
     
     
           
Desenvolvedor deste site...